Tudo o que você precisa saber sobre o Business Information Report (BIR)

A empresa que está amparada por ferramentas sólidas e confiáveis para análise de potenciais riscos comerciais conta com mais tranquilidade no desenvolvimento de suas operações. Com o Business Information Report (BIR) o empresário tem acesso a dados que permitem a identificação de possíveis problemas com parceiros de negócios, além da avaliação de sua saúde financeira.

O BIR, como instrumento para a detecção das relações corporativas dos fornecedores, além de indícios de fraude, informações legais e tendências financeiras, torna possível realizar um planejamento seguro para o seu negócio. A solução também reduz significativamente a chances de falhas e omissões na cadeia de suprimentos.

Entenda como o uso do BIR pode melhorar o seu portfólio de parceiros estratégicos e saiba como esse relatório comercial detalhado pode ser utilizado para respaldar as importantes decisões da sua empresa.

O que é BIR?

O BIR é um relatório que contém informações relevantes para a redução de possíveis riscos comerciais. Além disso, o documento apresenta o desempenho financeiro das empresas e seus dados de registros públicos.

Trata-se de um material que engloba todos os 191 países nos quais a Cial Dun & Bradstreet opera, além de cerca de 245 regiões. O relatório tem a função de expor a análise de risco, que pode ser utilizada para avaliar a saúde financeira de clientes ou fornecedores.

Composto por dados cadastrais, histórico, informações financeiras, balanço, balancete, faturamento e algumas outras questões que são particulares de determinados países, o BIR pode apoiar o processo de tomada de decisão nos negócios de diversos setores, desde marketing à assessoria jurídica, compras e aquisições.

O BIR está disponível, na América Latina, em três versões:

  • BIR Fornecedores, com a antecipação dos riscos dos fornecedores;
  • BIR Analítico, um relatório comercial profundo e detalhado;
  • BIR Comercial, que entrega uma avaliação geral de uma empresa, com informações sobre operações e finanças.

Risco D&B Rating

A combinação dos fatores analisados no relatório possibilita a criação de um indicador que serve como referência para o cálculo do risco da empresa. Esse indicador é utilizado para medir o nível D&B Rating —  que mostra o porte de uma empresa de acordo com as informações apresentadas e também o nível de risco do cliente ou fornecedor, que é classificado de 1 a 4 — sendo que 1 é o menor risco e 4 o mais alto.

Ou seja, a Cial Dun & Bradstreet compila todos esses dados e quantifica o nível de incerteza relativo à saúde empresarial de um negócio. Dessa forma, o rating mostra qual cliente ou fornecedor é mais adequado para sua empresa.

Para quem o BIR é indicado?

O BIR é indicado para as empresas que desejam realizar a análise de risco inerente em um negócio, seja um fornecedor ou potencial cliente. Independentemente se há uma relação de compra ou venda, existem questões que devem ser ponderadas para garantir o sucesso da transação.

Pode-se pensar, por exemplo, que se um cliente está comprando algo, ele deseja saber se a entrega será realizada na condição, prazo e na qualidade do que foi pedido. O BIR cumpre essa função.

Como vendedor, por sua vez, o fornecedor pode desejar saber se o cliente terá condições de cumprir com os pagamentos. Afinal, às vezes, pode ser como necessário negociar alguns detalhes, com uma abordagem um pouco mais voltada para o crédito.

Sendo assim, em ambas as pontas das relações comerciais o BIR pode ser utilizado como uma ferramenta preventiva que permite o conhecimento das características de uma empresa. Por isso, o BIR surge como uma ferramenta de know your customer (KYC)  — conheça o seu cliente — ou know your supplier (KYS) — conheça o seu fornecedor —, procedimentos importantes no onboarding de clientes ou fornecedores. O processo também pode ser realizado por meio do Relatório de Análise de Fornecedores (RAF).

Quais são os benefícios do BIR?

O BIR permite a avaliação do fornecedor, assim como potenciais riscos. Ele pode ser utilizado para:

  • avaliar o real alcance e natureza de uma empresa;
  • confirmar a autenticidade de uma empresa ou negócio;
  • avaliar tendências financeiras;
  • analisar a estabilidade de uma empresa;
  • identificar relações corporativas;
  • pesquisar por potenciais conflitos de interesse;
  • verificar informações legais;
  • detectar indícios de fraude — seja relacionada à empresa ou aos principais acionistas;
  • conhecer os hábitos de pagamento de um cliente ou fornecedor.

Dessa forma, o BIR limita a exposição ao risco da sua empresa, por meio de uma série de análises que cobrem desde questões jurídicas ao cumprimento das leis e obrigações financeiras.

O que saber sobre o BIR?

O BIR funciona como uma estrutura que se adéqua à cultura do país ou região. Nos Estados Unidos, por exemplo, a informação é obtida de maneira automatizada, com alguns pontos mais críticos ou complexos elaborados por analistas especialistas em análise de risco.

O relatório reúne desde informações públicas até pontos que são coletados diretamente com as empresas, por meio do contato direto — com uma entrevista.

Qual o prazo para recebimento do BIR?

O prazo para a obtenção de informações no BIR, para os EUA, é just in time, ou seja, instantâneo. Em outras regiões pode demorar até 5 dias úteis para a entrega, como é o caso do Brasil.

Qual a composição do BIR?

O Business Information Report é composto uma série de informações, que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades da empresa. Confira!

  1. Resumo: a parte inicial do BIR contém um retrato da empresa, com informações fundamentais como vendas, patrimônio líquido e condições financeiras.
  2. Comportamento de pagamentos: são indicados os valores e condições de pagamento por parte da empresa.
  3. Finanças: ativos, vendas, passivos e lucros.
  4. Histórico: antecedentes no mercado e problemas ou oportunidades ocultas.
  5. Operações: quais são as características das operações realizadas pela empresa, desde o número de empresários até localizações e possíveis filiais.

Além disso, em caso de eventos especiais são enviados alertas, com possíveis mudanças relevantes sobre o cliente ou fornecedor, com relação aos arquivos da Cial Dun & Bradstreet — aquisições, mudanças, roubo ou mesmo falência.

Antecipando riscos com o BIR utilizado na prática

O relatório BIR auxiliou um cliente Cial Dun & Bradstreet  em um momento no qual ele precisou realizar uma análise mais aprofundada, com a gestão de um fornecedor — o que antes era feito de forma totalmente informal.

Após 10 anos operando com o mesmo parceiro de negócios, ele adquiriu o BIR e pôde perceber que havia uma relação de dependência total com esse fornecedor, combinada a problemas financeiros e questões judiciais que afetavam a atuação dessa empresa.

Por causa do BIR, foi possível ter essa visão clara e transparente do nível de risco desse fornecedor, que não era nada positivo. Por isso, a relação foi encerrada, antes que o pior pudesse vir a acontecer — como o caso de uma co-dependência.

Como adquirir o BIR?

Adquirir o BIR é muito simples: pode ser realizado por meio de cadastro no website da Cial Dun & Bradstreet — em que é feito o contato com representantes aptos para apresentar informações mais detalhadas sobre o produto.

A aquisição do BIR pode contemplar informações sobre empresas do Brasil e também de todos os países e regiões do mundo, no qual o produto está disponível.

Outro produto igualmente relevante para aprimorar a análise de riscos de clientes e fornecedores é o D-U-N-S Number, um indexador que é atrelado à empresa que está sendo verificada. Ao utilizar esse código na plataforma, que funciona como um CNPJ internacional, é possível acessar informações sobre cada empresa, como localização, porte etc.

O BIR é um material essencial para toda a empresa que deseja ter um crescimento sustentável, amparada por fortes parceiros de negócios e capacitada para estruturar um supply chain altamente eficiente. Conhecer fornecedores e entender como eles atuam permite uma relação sólida e transparente.

Agora que você já conhece o Business Information Report, e sabe como ele pode auxiliar a sua empresa na gestão estratégica de riscos, entre em contato com a Cial Dun & Bradstreet!

Cial D&BTudo o que você precisa saber sobre o Business Information Report (BIR)

Posts Relacionados

4 tendências da logística reversa para você ficar de olho

Questões como sustentabilidade e os impactos das formas de produção no meio ambiente têm sido cada vez mais debatidas, principalmente como parte dos desafios da logística no Brasil. Nesse sentido, o compartilhamento da responsabilidade relativa aos cuidados com o descarte de produtos e o reaproveitamento de materiais, com foco na melhoria dos processos produtivos, são algumas

As falhas e erros dos programas de compliance e como evitá-los

O Brasil ocupa a 96ª posição no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), ranking global que classifica o quanto uma parcela da população acredita que seu entorno é corrupto. O score calculado na pesquisa varia entre 0 e 100, sendo o valor mais alto uma elevada percepção de integridade. Nosso país foi classificado apenas com a nota