Como a escolha do fornecedor impacta a satisfação do cliente final?

Alcançar a satisfação do cliente final é um dos grandes desafios das empresas contemporâneas. Isso porque, em um mercado altamente disputado, cliente satisfeito significa boas referências – ou seja: uma boa reputação.

Há muitas variáveis que influenciam essa imagem que os clientes (ou potenciais clientes) constroem ao buscar uma empresa. Porém, é grave que muitos gestores e empresários continuem desprezando a importância da escolha dos seus fornecedores na entrega do produto final.

Neste artigo, abordaremos a relação existente entre a escolha de bons parceiros de negócio e a satisfação da clientela. Trata-se de um tema importante e que merece destaque em nosso blog. Acompanhe!

A importância da satisfação do cliente final

Em um primeiro momento, cabe destacar o quanto a satisfação do cliente final é importante para o desenvolvimento da empresa. A clientela deve ser a razão de existir de uma organização. Por isso, é necessário que todos os processos e todas as ações tenham como foco cumprir com as expectativas geradas no público-alvo.

Em um mercado repleto de concorrentes qualificados, é crucial avaliar todos os fatores que podem influenciar nessa relação, uma vez que as falhas podem representar uma queda nas vendas e, consequentemente, na competitividade do negócio.

Portanto, crescer em um cenário de alta concorrência é uma meta empresarial que depende da satisfação do consumidor para ser alcançada. Só é possível conseguir bons resultados quando os stakeholders são compreendidos e sentem que as suas demandas foram integralmente atendidas.

Os impactos da escolha do fornecedor na relação com o cliente

Após compreender a necessidade de se investir na satisfação do cliente final, é importante visualizar como a escolha de um fornecedor impacta esse aspecto do ciclo de vendas.

Como gestor, você deve compreender o quanto a escolha de um parceiro é estratégica para a sua supply chain. No entanto, faça também o exercício de avaliar essa questão sob a ótica do consumidor! Como o produto que chegou nas mãos dele foi influenciado pela sua relação com os seus fornecedores?

A conquista de bons preços

Quando a empresa tem uma boa relação com seus fornecedores, é natural que consiga negociar preços mais atrativos. Isso, via de regra, reflete no custo final do produto e/ou serviço comercializado.

Desse modo, o primeiro impacto positivo da existência de um bom parceiro de negócio é a maior competitividade da empresa. Um fornecedor de sucesso é aquele que, além de diversas qualidades, pratica um bom preço para você e auxilia o seu negócio a se manter entre os melhores do seu ramo.

A produção de uma mercadoria de boa qualidade

Quanto melhor for o seu fornecedor, melhor será o produto que a sua empresa coloca no mercado. O consumidor contemporâneo é muito exigente e valoriza a qualidade daquilo que compra, e isso atua diretamente em sua satisfação.

Esse fator exige que as empresas busquem sempre os melhores parceiros, especialmente aqueles que se preocupam em produzir e entregar insumos e mercadorias com um alto padrão de qualidade.

Para ajudá-lo a compreender essa relação, imagine uma fábrica de bolsas que precisa adquirir o couro como matéria-prima para a fabricação de seus itens. Quando ela encontra um parceiro sério e de qualidade, o resultado de sua produção é superior e garante que os seus clientes se sintam plenamente satisfeitos com a compra.

A realização de entregas dentro do prazo

A entrega do produto dentro do prazo acordado é um fator que influencia diretamente a satisfação do cliente final. Isso, de certa maneira, só é possível quando o negócio conta com fornecedores responsáveis e eficientes.

A contratação de um parceiro inadequado pode causar sérios problemas à imagem da empresa no mercado, desencadeando perda de clientela e de vendas. Nesse sentido, o esforço é indispensável para reduzir esse risco e firmar parcerias de sucesso.

Em uma cadeia de suprimentos eficiente, todos os agentes cumprem com as suas responsabilidades e entregam os produtos dentro do prazo. Por isso, o cliente final recebe a sua mercadoria em tempo hábil.

De modo diverso, quando o fornecedor atrasa a entrega da matéria-prima, por exemplo, toda a produção é comprometida e o consumidor terá de esperar mais do que o necessário para receber o seu pedido.

O segredo para contratar bons fornecedores

Conforme visto, a relação da empresa com os seus fornecedores é um critério essencial para a satisfação de seus clientes. Seja qual for o seu ramo de atuação ou o porte de seu negócio, é certo que a escolha dos parceiros é uma decisão estratégica e com diversos desdobramentos.

Desse modo, o que se pode concluir é que a contratação de fornecedores é um processo complexo e que demanda algumas análises para atender às exigências e às necessidades da empresa e de seus consumidores.

O segredo para alcançar bons resultados, sem dúvidas, é uma boa análise de riscos. Avaliar a confiabilidade e a qualidade do parceiro é o primeiro passo para evitar problemas no futuro e conquistar uma cadeia de suprimentos eficiente.

Esse processo envolve uma ampla pesquisa e a análise dos fatores que podem gerar riscos para a sua empresa. Por meio de relatórios qualificados, é possível identificar as organizações que estão mais preparadas para atuar em conjunto com o seu negócio e que trarão mais benefícios em curto, médio e longo prazo.

A avaliação de risco dos fornecedores é imprescindível para todo e qualquer negócio que deseja atuar de maneira estável e se preocupa em oferecer a seus clientes um produto e/ou serviço de qualidade. Deixar de lado essa estratégia é aceitar correr sérios riscos e ter a sua reputação abalada.

Após concluir a leitura deste conteúdo, é possível afirmar que uma empresa deve se esforçar para contratar apenas fornecedores confiáveis, já que isso afeta a satisfação do cliente final. Apesar de parecer distante, há uma íntima relação entre esses fatores que, juntos, conduzem ao sucesso da sua organização.

Portanto, procure desenvolver um método completo de análise de riscos. Antes de fechar um contrato, esteja ciente de todos os aspectos que podem prejudicar o seu negócio e afetar a relação de confiança que existe com o seu público.

Se você gostou das informações apresentadas neste artigo e deseja ter acesso a todos os materiais do blog em primeira mão, assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado!

 

Cial D&BComo a escolha do fornecedor impacta a satisfação do cliente final?

Posts Relacionados

3 razões para automatizar o gerenciamento de fornecedores

Chegou a época do ano em que sua empresa precisa avaliar com quais fornecedores vai continuar trabalhando. E você é o responsável pelo processo. Como você vai fazer esse estudo? Como vai conseguir as informações necessárias? Você vai até a sala de arquivos e encontra incontáveis documentos com os dados de todos os seus fornecedores.

Os benefícios na análise de parceiros comercias

Sabe qual é o elemento fundamental para que uma organização tome decisões assertivas e sem erro? Informações exatas, transformadas em insights valiosos de negócios. Independentemente do setor ou da indústria, não são as decisões tomadas por impulso que resultam em êxito. Você precisa de dados. Desde quantos anos a companhia existe, a descrição detalhada do