6 vantagens do uso do blockchain na cadeia de suprimentos

Em mercados em constante evolução, a cada dia novas tecnologias e soluções são desenvolvidas. Porém, apesar de 54% das organizações reconhecerem a importância do blockchain e investirem nele, muitos empreendimentos ainda não aproveitam essa oportunidade.

Neste artigo, além de falarmos mais sobre a teoria e a prática do blockchain, apresentaremos as seis principais vantagens experimentadas pelos negócios que já apostam nessa solução.

Blockchain: entenda o conceito

Blockchain — termo traduzido como “corrente de blocos” — é uma espécie de banco de dados digital que registra diversas transações e informações em vários computadores, o que aumenta a segurança dos dados.

A tecnologia, famosa por trazer segurança às criptomoedas, evita que os dados sejam adulterados ou modificados – e é isso que oferece também uma aplicação interessante dentro da cadeia de suprimentos de uma empresa.

Podemos resumir assim: o blockchain é um mecanismo que assegura o armazenamento de informações, permitindo que as empresas trabalhem mais facilmente no ambiente virtual – e com mais segurança.

Como o blockchain funciona em uma cadeia de suprimentos?

O esquema do blockchain pode parecer confuso e gerar dúvidas em um primeiro contato. No entanto, o contato diário com o seu funcionamento torna tudo mais claro e facilita a identificação de seus benefícios.

Vamos tentar uma analogia simples: imagine que alguém transformou cada página de um livro em uma peça digital de quebra-cabeças. Você insere essa peça numa rede virtual, que vai verificar se a peça é mesmo parte de um quebra-cabeças. Nenhuma peça pode ser modificada nem jogada no lixo, e você pode enviar um comprovante de que essa peça existe no mundo virtual para alguém, que passa a ser dono da peça.

No blockchain, as peças são dados (ou dinheiro virtual) espalhados por computadores pelo mundo. Neste caso, diversos indivíduos podem ter acesso aos dados, mas eles não podem sofrer alterações, tampouco ser excluídos — a informação original é protegida, gerando uma cadeia de dados.

A tecnologia foi desenvolvida para o mercado financeiro, mas começou a ser aplicada com eficiência nas cadeias de suprimentos de várias empresas. Sua metodologia permite que o gestor salve, rastreie e verifique tudo o que é relevante para a logística.

Sempre que uma mercadoria é movimentada, o gestor registra a transação. Dessa forma, cria um histórico permanente do produto, reunindo dados que vão desde a sua fabricação até a venda ao consumidor.

Existem diversas aplicações para a tecnologia no cotidiano da supply chain:

  • registro de transferências de ativos, como paletes e veículos de carga
  • acompanhamento dos processos de compra e entrega
  • registro de recibos, notificações e documentos fiscais
  • verificação de certificações e procedência dos produtos
  • compartilhamento de informações sobre a fabricação da mercadoria
  • registro de negociações com fornecedores

Conheça seis vantagens da integração ente blockchain e supply chain

A cadeia de suprimentos está se modernizando. Ter uma estratégia direcionada para a aplicação constante de tecnologia nesse segmento é fundamental para conquistar bons resultados e já traz bons frutos para inúmeras organizações.

No que diz respeito ao uso do blockchain, algumas vantagens beneficiam o cotidiano das empresas:

1. Maior controle dos processos

Uma supply chain eficiente conta com inúmeras etapas e abrange diversas empresas, além do próprio consumidor final. Nela, estão inseridas pessoas, organizações, recursos, bens e informações sobre a produção, armazenamento, venda e distribuição das mercadorias.

Obviamente, gerir dados sobre tudo isso é uma tarefa complexa, mas o blockchain fornece uma importante contribuição. Por meio dele, todas as etapas são registradas e mantidas em um arquivo permanente, dando ao gestor um controle maior sobre tudo o que acontece na cadeia.

2. Redução de riscos e custos

O monitoramento preciso de todas as etapas da cadeia de suprimentos acaba contribuindo para a redução de riscos e custos em todos os processos.

Veja um dado interessante: a logística consome 12,37% do faturamento empresarial. Por isso, é necessário apostar em estratégias que permitam uma redução eficiente desse gasto — mas sem impactos negativos na qualidade e na segurança dessas atividades.

O blockchain reduz os riscos de erros e fraudes, além de eliminar desperdícios e ajudar na identificação de processos pouco eficientes, gerando uma economia significativa para a empresa.

3. Aumento da transparência

A transparência deve ser prioridade para as empresas contemporâneas, é um dos pilares da governança corporativa e pode gerar valor para sua marca.

O consumidor está cada vez mais preocupado com a origem daquilo que adquire e, nesse ponto, o uso do blockchain é fundamental. Com toda a jornada documentada, é possível ter acesso a dados reais e seguros sobre cada etapa da produção, aumentando a confiança no produto e na própria marca.

Na prática, o consumidor e a própria empresa podem analisar se o fornecedor e a matéria-prima fornecida seguem padrões de qualidade, se utilizam mão de obra legal e se cumprem com as boas práticas de sustentabilidade.

4. Maior agilidade nas operações

Uma das vantagens básicas de aplicar tecnologia no cotidiano empresarial é o aumento da agilidade das operações. Partindo da premissa de que “tempo é dinheiro”, esse é um investimento que, sem dúvida, traz um bom retorno ao negócio.

No blockchain, dados ficam armazenados digitalmente, qualquer pessoa pode acessá-los e analisar suas informações de maneira rápida e simples. Dessa maneira, as tarefas são executadas em menos tempo e toda a cadeia de suprimentos é favorecida.

5. Melhor relacionamento com fornecedores

Por trazer mais transparência à cadeia de suprimentos, o blockchain é capaz de melhorar a comunicação e a relação da empresa com seus fornecedores.

Em suma, é possível alinhar melhor as expectativas quanto ao fornecimento dos produtos, estabelecer KPIs, acompanhar de perto o cumprimento das metas e oferecer feedbacks construtivos aos fornecedores. O resultado é uma produção mais adequada às reais necessidades do consumidor.

6. Maior segurança no registro e armazenamento de dados

Por fim, não podemos deixar de ressaltar o aspecto da segurança, porque esse é um dos principais destaques da tecnologia blockchain.

Como mencionamos no início do artigo, os dados não podem ser deletados ou modificados com facilidade. A criptografia por trás do mecanismo contribui para a redução da necessidade de auditorias internas e da existência de inconsistências nos sistemas.

O uso do blockchain na cadeia de suprimentos é uma tendência que promete se fortalecer ainda mais nos próximos anos. Diversas empresas já estão investindo nessa tecnologia e os benefícios são expressivos.

Em conclusão, a novidade traz uma maior segurança e eficiência à supply chain, o que gera impactos positivos na imagem e competitividade da empresa. Por isso, é importante que gestores e empresários estejam atentos e busquem se informar melhor sobre o tema.

Achou este material interessante e deseja aperfeiçoar os resultados de sua cadeia de suprimentos? Que tal conhecer agora o Supplier 360, solução da CIAL Dun & Bradstreet para organizar seus fornecedores?

Cial D&B6 vantagens do uso do blockchain na cadeia de suprimentos

Posts Relacionados

Como a escolha do fornecedor impacta a satisfação do cliente final?

Alcançar a satisfação do cliente final é um dos grandes desafios das empresas contemporâneas. Isso porque, em um mercado altamente disputado, cliente satisfeito significa boas referências – ou seja: uma boa reputação. Há muitas variáveis que influenciam essa imagem que os clientes (ou potenciais clientes) constroem ao buscar uma empresa. Porém, é grave que muitos gestores e

3 razões para automatizar o gerenciamento de fornecedores

Chegou a época do ano em que sua empresa precisa avaliar com quais fornecedores vai continuar trabalhando. E você é o responsável pelo processo. Como você vai fazer esse estudo? Como vai conseguir as informações necessárias? Você vai até a sala de arquivos e encontra incontáveis documentos com os dados de todos os seus fornecedores.